https://repositorio.unipora.edu.br/index.php/ped/issue/feedPedagogia2023-12-26T20:41:11+00:00Open Monograph Press<p>Aqui se encontram reunidos os Trabalhos de Conclusão de Curso dos acadêmicos do curso de Pedagogia, separados por ano de conclusão. </p>https://repositorio.unipora.edu.br/index.php/ped/catalog/book/367FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O EJA2023-12-26T20:41:11+00:00karoliny bentokarolinys538@gmail.com<p>A história da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é marcada por uma série de eventos ao longo dos anos, estando intimamente ligada às políticas que definiram os diferentes períodos da história do país. Com isso, caracteriza como uma forma de ensino voltada para aqueles que não foram privilegiados com a oportunidade de receber uma educação adequada durante sua infância ou que a receberam de forma insuficiente, resultando em uma lacuna nos conhecimentos fundamentais. O presente trabalho tem como objetivo central abordar a EJA assim como a formação dos professores que atuam nessa área. Utilizando autores como: Cruz (2018); Vieira (2016); Fernandes; Gomes (2015). Na revisão bibliográfica foram abordados conceitos envolvendo a Educação de Jovens e Adultos em suas diferentes interfaces, perpassando desde a história da educação, a EJA, seu conceito e características, os desafios e dificuldades, motivos pelos quais essa população não teve acesso ao processo educativo, até a atuação e formação do professor para trabalhar com esse público. Por isso, evidencia assim, que a formação continuada para professores é uma oportunidade de suprir as falhas frequentes da formação acadêmica. Entende-se, assim, a relevância da formação contínua para os professores que trabalham na Educação de Jovens e Adultos (EJA), não só no que diz respeito à aprendizagem de métodos e recursos de ensino, mas também na importância de preparar os professores para enfrentar os desafios encontrados na prática profissional, capacitando-os a lidar com a realidade de muitos jovens e adultos que entram na EJA.</p>2023-12-27T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Pedagogiahttps://repositorio.unipora.edu.br/index.php/ped/catalog/book/352A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL2023-12-23T18:09:18+00:00Geovanna Luisa Magalhães de Moraisgeovannaluisa336@gmail.com<p>O processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental é uma etapa que merece a atenção de toda a comunidade na qual a criança está inserida, essencialmente a escolar no sentido de facilitar a adaptação das crianças a essas mudanças nas etapas educacionais. O presente artigo tem como objetivo compreender o processo de transição de crianças da educação infantil para o ensino fundamental, elencando as diferenças e mudanças recorrentes de cada fase em específico e da passagem de uma fase para a outra. Apoiada em fontes e estudos de: Mello (2022); Pereira (2021) e Mello (2018). Na revisão bibliográfica foram abordados aspectos entorno da educação infantil propriamente dita e características. Também foi abordado a etapa do ensino fundamental elencando suas características. Ainda, foi relatado o processo de transição de uma fase para a outra deixando evidente aspectos entorno da criança, da fase de educação e as instituições escolares atuantes no ensino e aprendizagem, bem como uma entidade prestadora de auxílio e suporte. Sendo assim, é fundamental considerar que as duas fases devem estar ligadas e deve-se compreender que mesmo quando as crianças ingressam na escola primária, ainda são crianças e suas especificidades precisam ser compreendidas.</p>2023-12-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Pedagogiahttps://repositorio.unipora.edu.br/index.php/ped/catalog/book/346A PSICOPEDAGOGIA ATUANDO EM ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE2023-12-23T00:21:23+00:00Thálytta Painsthalyttatavares213@gmail.com<p>As organizações não governamentais (ONGs) são ambientes de educação não formal, que, não possui fins lucrativos, proporcionando oportunidades de crescimento para aqueles que se envolvem com elas. Nas últimas décadas, as práticas de educação não formal têm sido implementadas principalmente por ONG e entidades do terceiro setor para abordar processos de exclusão/inclusão social entre crianças e adolescentes, onde nota-se um tipo de movimento pedagógico. Nesse sentido, o presente artigo tem por principal finalidade abordar a atuação da psicopedagogia nas organizações não governamentais assim como as inúmeras situações de vulnerabilidade social existentes. Tendo como principais autores: Alencar (2013); Ferreira (2019); Silveira (2019) e Tavares; Dias; Araújo (2016). Assim, na fundamentação teórica foram abordadas informações acerca da definição das ONG’s, trazendo também conceitos a respeito da psicopedagogia; além de abordar como a vulnerabilidade social afeta o processo de alfabetização e aprendizagem, assim como as possíveis consequências da falta de acesso à uma educação de qualidade, e ainda, foi abordado a atuação da psicopedagogia nesse contexto Portanto, ter em conta a vulnerabilidade social na educação é essencial para compreender como vivem e aprendem as crianças desfavorecidas, além de ainda, mostrar-se importante destacar que o profissional de psicopedagogia oferece suporte para solucionar problemas e dificuldades de aprendizagem, com foco no aluno e em seu ambiente sociocultural. </p> <p> </p> <p> </p>2023-12-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Pedagogiahttps://repositorio.unipora.edu.br/index.php/ped/catalog/book/308A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO2023-12-18T23:07:35+00:00Weslainy Sousa Torresweslainysousatorres2022@gmail.com<p><span class="fontstyle0">As relações e interações entre família, escola e crianças possuem uma forte influência no desenvolvimento da alfabetização infantil, pois, é notável que a interação entre família e escola mostrase muito positiva para o desenvolvimento psicoeducacional das crianças, haja vista que permite não só maior desempenho social e desempenho acadêmico em sala de aula, competência docente, mas<br />também apoio familiar, visto que as relações familiares têm um enorme impacto na vida das crianças, principalmente no que envolve seu comportamento. O presente estudo tem a finalidade de compreender a relação da família no processo de alfabetização das crianças, assim como, essa instituição pode influenciar as atividades pedagógicas. Tendo como base principal a revisão<br />bibliográfica do tema, com a finalidade de aprofundar o conhecimento acerca da temática, foram utilizados autores como: Oliveira; Marinho-Araújo (2010); Araújo; Veras; Teles (2018); Altmayer et. al. (2012). Na revisão bibliográfica foram abordados aspectos a respeita da família, da escola, do processo de alfabetização e a influência que a família exerce na educação e na alfabetização dessas crianças, sendo ela positiva ou não. Dessa forma, entende-se que o processo de alfabetização, leitura e escrita infantil é complexo e multifacetado, pois envolve e é influenciado por diversos fatores como questões emocionais, socioeconômicas e culturais. Sendo assim, é fundamental os pais acompanharem e apoiar as crianças durante esse processo, sendo eles, considerados um dos principais responsáveis pelo sucesso ou fracasso geral da aprendizagem e educação de uma criança.<br /></span></p>2023-12-22T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Pedagogiahttps://repositorio.unipora.edu.br/index.php/ped/catalog/book/345A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL2023-12-22T23:25:43+00:00Geovana Dias Martinsgeodias092@gamail.com<p>Nos últimos anos, a educação infantil desenvolveu novos conceitos no que diz respeito à educação e ao cuidado das crianças nas instituições de ensino do país. O presente artigo tem por finalidade abordar a música na educação infantil, destacando os benefícios do uso da música e sua contribuição para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Onde, tem-se como base principal a revisão bibliográfica, visando aprofundar o conhecimento sobre o tema, utilizando autores como: Rocha & Marques (2021); Conceição & Andrade (2017), e Silva & Lopes (2020). Assim, na fundamentação teórica foram abordados informações acerca da educação infantil e seu surgimento, também a música enquanto aspecto lúdico na educação, e ainda, foi realizado uma relação entre a educação<br />infantil e o processo de ensino-aprendizagem utilizando-se da música enquanto prática pedagógica, evidenciando seus benefícios. Considerando a música como uma obra de arte situada no contexto da infância, é importante explorar todas as contribuições desta abordagem para discussões e conversas tendo a música como tema central, especialmente porque oferece inovação metodológica<br />condizentes com a ludicidade. A utilização da música como estímulo para promover a aprendizagem é uma ferramenta metodológica que não só fortalece as emoções internas que influenciam o desenvolvimento da criança, mas também injeta conhecimento e prática na experiência do aluno.</p>2023-12-22T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Pedagogiahttps://repositorio.unipora.edu.br/index.php/ped/catalog/book/321A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO HOSPITALAR2023-12-20T00:37:25+00:00Nilva Pereira dos Santos Silvanilvalinda88@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Esse estudo tem como finalidade fornecer informações sobre o papel dos educadores nos hospitais. Esse assunto apesar de pouco falado, mostra-se significativamente relevante uma vez que toda e qualquer criança pode ficar por algum período de tempo hospitalizada devido a uma doença ou tratamento relacionado, o que desencadeia a obrigatoriedade em ficar separada da escola, da família e dos amigos, precisando assim, se adaptar a um novo normal: às classes escolares. Portanto, os educadores hospitalares devem estar munidos de algumas competências pedagógicas para saber lidar com essas peculiaridades. Essa nova realidade traz a crianças diversos incômodos, medo e traumas. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar as práticas educativas dos docentes nos hospitais e destacar a sua importância no desenvolvimento desta atividade, utilizando autores como: Lima (2012); Souza (2017) e Bastos (2022). Neste contexto, através de uma revisão da literatura, considera-se o papel dos educadores e pedagogos no cuidado de crianças hospitalizadas. </span></p>2023-12-22T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Pedagogiahttps://repositorio.unipora.edu.br/index.php/ped/catalog/book/325O USO DO LÚDICO PARA CRIANÇAS COM TEA NO CONTEXTO PEDAGÓGICO2023-12-20T17:10:17+00:00valdilene Martins de Oliveira Carvalhovaldilenenega27@gmailcom<p><span style="font-weight: 400;">A educação infantil é um assunto desafiador e repleto de dificuldades, principalmente quando se refere à alunos com TEA nas salas de aulas. Desempenhar o papel de professor exige dos profissionais competências específicas que vão além da formação especializada. O trabalho lúdico com um aluno com autismo visa integrá-lo socialmente ao ambiente escolar e facilitar os processos de ensino e aprendizagem. Portanto, nesse sentido, a prática pedagógica aos alunos autistas da Educação Infantil necessita de métodos e estratégias que vão de encontro a estimulação e desenvolvimento do ensino-aprendizagem, respeitando as suas dificuldades e limitações. O presente artigo tem por finalidade abordar a utilização do lúdico para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto escolar e pedagógico. Utilizando autores como Cordovil (2016); Bispo; Rodrigues; Santos, (2021) e Silva (2021). Na fundamentação teórica desse artigo, foram abordados o conceito de lúdico, que trouxe ideias de diferentes autores acerca da problemática, também foi abordado o TEA em diferentes vertentes: conceito, diagnóstico, sinais, sintomas, níveis de suporte e o transtorno no ambiente escolar. Assim como, também foi abordado a utilização do lúdico nas práticas pedagógicas, evidenciando as formas e estratégias para tal. Com isso, o lúdico tem um importante papel no que tange o processo de ensino-aprendizagem das crianças, por meio dele, pode-se perceber uma melhor construção do desenvolvimento global, permitindo que a criança tenha uma visão de mundo mais realista. </span></p>2023-12-22T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Pedagogiahttps://repositorio.unipora.edu.br/index.php/ped/catalog/book/190DESMISTIFICANDO A LINGUAGEM DE SINAIS2023-02-17T11:44:03+00:00Daniela Soares Rodriguessoaresdaniela675@gmail.comClaudia Pabline Alves da Silvacpabline123@gmail.com<p>O presente artigo trata-se dos estudos sobre a deficiência auditiva, apresentando o seu contexto-histórico na educação para crianças surdas, que desde séculos passados passou por muitas dificuldades em meio a sociedade e educação, e que ainda vem passando. Orientar de forma eficaz as pessoas sobre a deficiência auditiva em meio a sociedade e educação fazendo assim com que elas entendem melhor sobre o assunto. Os surdos é uma minoria lutando pelos seus direitos a todo tempo, e a linguagem é algo que poucos conhecem, o que é muito importante aprender, a sociedade tem o descaso em relação a este assunto, sendo assim prejudicando o convívio de pessoas surdas em meio a sociedade. Para a conclusão deste artigo teve como metodologia bibliográfica: Vygotsky (1986), Ponce de Léon (1520-1584) e Goldffld (1997). Através deste artigo fala o entendimento sobre a importância de qual deve ter sobre a educação de inclusão em toda área escolar tendo em mente que ter um responsável preparado para tal tipo de deficiência, seja ela, auditiva, física, visual ou intelectual. Por tanto ressalta-se que a deficiência auditiva é complexa e que se deve ser acrescentada em todo momento em meio a educação e sociedade, para melhor conhecimento e convívio não só das pessoas com a deficiência auditiva, mas também para melhoria da educação de crianças. No intuito de modelar os conhecimentos adquirido em teoria e pratica em nosso meio, este artigo também vem com o intuito de melhorar o conhecimento de cada estudante e pessoas em nosso meio.</p>2023-02-17T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Pedagogiahttps://repositorio.unipora.edu.br/index.php/ped/catalog/book/193A PEDAGOGIA HOSPITALAR EM UMA PRÁTICA INCLUSIVA2023-02-17T12:09:41+00:00Daniela Soares Rodriguessoaresdaniela675@gmail.comSilmara Fernandes Soaressilmarafernandessoares@hotmail.com<p>Esta pesquisa tem o objetivo de apresentar para os futuros pedagogos uma das áreas a qual ele pode ser incluído e realizar um excelente trabalho, ampliando suas áreas de conhecimento e ofertando seu trabalho para outras pessoas que não estão tendo oportunidade de buscar conhecimento e obter uma aprendizagem como os demais em uma sala de aula, sendo assim essa relação do pedagogo nesse ambiente é o envolvimento com crianças e adultos que estão hospitalizados e excluídos do convívio na sociedade, rompendo os métodos tradicionais de escola e aluno para buscar metodologias que proporcione conhecimento para aqueles indivíduos que ali estão, melhorando sua qualidade de vida. É apresentado com o objetivo de compreender o papel do pedagogo em áreas não escolares e sua inclusão em hospitais, a importância da pedagogia hospitalar e o papel do pedagogo, utilizando a metodologia de referências bibliográficas, com analises e sínteses de diversas pesquisas, as quais os principais autores são: Fonseca (2003); Freire (2012) e LDBNEN n°. 9.394/96). Os resultados da pesquisa foram alcançados, deixando claro importância desse profissional em outros ambientes e o desenvolvimento de indivíduos hospitalizados com seu trabalho. Essa pesquisa é excencial para os futuros pedagogos que desejam conhecer outras áreas as quais possa atuar.</p>2023-02-17T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Pedagogiahttps://repositorio.unipora.edu.br/index.php/ped/catalog/book/191CONTOS DE FADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 2023-02-17T11:49:49+00:00Daniela Soares Rodriguessoaresdaniela675@gmail.comDaniela Costa Santoscosttadani2@gmail.com<p>O presente trabalho trata-se de averiguar as contribuições dos contos de fadas no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil, partindo da hipótese de tais expedientes pedagógicos cooperarem de forma significante e expressiva para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Dessa forma o objetivo geral a ser tratado na pesquisa tem como propósito demostrar a relevância dos contos de fadas no procedimento de aprendizagem das crianças da Educação Infantil, estudar a evolução dos contos e suas contribuições na formação da personalidade das crianças. Para conclusão da pesquisa foi efetivada uma revisão bibliográfica, embasada em autores como: Bettelhein, Corso e Machado. Os resultados obtidos através da pesquisa beneficiou a sondagem da valorização das atividades lúdicas no desenvolvimento da aprendizagem. Sendo que estas permitem o docente tornar a aprendizagem mais motivadora, significativa e prazerosa, propiciando aos educandos as condições necessárias para seu desenvolvimento cognitivo. Portanto evidenciou-se com a presente pesquisa que os contos de fadas são fontes históricas, e narrativas que foram modeladas ao longo do tempo para unificar certos entendimentos em sociedade. No intuito de modelar os conhecimentos da realidade para o mundo da ilusão, e o mundo da realidade para as crianças.</p>2023-02-17T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Pedagogiahttps://repositorio.unipora.edu.br/index.php/ped/catalog/book/189DISLEXIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL2023-02-17T11:38:49+00:00Fabiana Patrícia Silva Mourafabianapatricia358@gmail.comDaniela Soares Rodriguessoaresdaniela675@gmail.com<p>A proposta deste artigo tem como base inicial o esclarecimento e aprofundamento da dislexia na educação infantil para melhor orientar profissionais da área educacional, instituições de ensino e a sociedade. Expondo possíveis causas, diagnósticos, tratamentos e em especial como pedagogos em seu exercício prático ter uma visão ampla e conhecedora para reconhecer alunos e minimizar diagnósticos tardios. Deste modo entende se que a dislexia em sua maioria é compreendida de forma errônea sendo vista como problemas mentais, o que não é verídico. Pesquisas que utilizam instrumentos de neuroimagem mostram, em testes que requerem processamento fonológico, ativação cerebral diferenciada em sujeitos considerados disléxicos. É necessário o bom uso de dinâmicas, conhecimento e aprimoramento dos profissionais da educação infantil na busca por ampliar as competências e habilidades para orientar, diagnosticar crianças que apresentem dislexia, características como TDAH entre muitas outras condições que possam inibir ou dificultar o aprendizado. Com esse conhecimento e esclarecimento se torna capaz e eficaz a promoção de ensino/ aprendizagem melhor direcionado e a redução dos impactos em alunos diagnosticados, não apenas nos anos iniciais (âmbito escolar) mais também na vida adulta, social e profissional. A metodologia deste artigo está baseado em pesquisas bibliográficas embasados nos autores Goretti Tenorio e Chloé Pinheiro (2018) e Muszkat (2012) como fica concluído que o conhecimento e preparação de profissionais docentes da educação infantil carece de instrumentalizações para galgar bons rendimentos de crianças que são acometidas por esta patologia no período de alfabetização escolar, pois prejudicam a alfabetização e posteriormente se perdura por toda a vida.</p>2023-02-17T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Pedagogiahttps://repositorio.unipora.edu.br/index.php/ped/catalog/book/194A EVOLUÇÃO DO DESENHO INFANTIL2023-02-17T12:13:32+00:00Daniela Soares Rodriguessoaresdaniela675@gmail.comFernanda Costa Santosfc172524@gmail.com<p>O presente artigo analisa a evolução do desenho infantil, suas etapas, e a relevância do pedagogo diante deste contexto, procurando esclarecer a importância que o desenho tem na vida da criança. Os desenhos são partes constitutivas dessa evolução de mundo que a criança tem nos períodos que desenvolve ao longo de sua vida. Analisar estas etapas é fundamental para se entender e buscar observar as diferentes imagens mentais da criança, e os níveis de representação simbólica que ela expressa. As fases de observação dos desenhos das crianças podem ser representadas através de movimentos com os materiais que estão a elas disponíveis. O trabalho classifica-se por pesquisa biográfica realizada em artigos, o estudo conta com contribuições teóricas procurando esclarecer as mínimas ideias sobre o grafismo na infância, ele conta com os seguintes autores: Edith Derdyk (1989), Jean Jacques Rousseau (1712-1778), John Ruskin, Corrado Ricci, Georges Henri Luquet (1969), entre outros.</p>2023-02-17T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Pedagogiahttps://repositorio.unipora.edu.br/index.php/ped/catalog/book/192BULLYING NO ENSINO FUNDAMENTAL2023-02-17T12:00:51+00:00Daniela Soares Rodriguessoaresdaniela675@gmail.comMasuzy Souza Vieira De Paivamasuzyvieira@hotmail.com<p>Este artigo tem por finalidade trazer esclarecimentos aos profissionais docentes, estudantes e a sociedade, mostrando o que é o Bullying. Assim como os malefícios que causam aos vitimados deste ato no ensino fundamental e que se perduram por toda vida. Orientar de forma eficaz os professores atuantes da Educação Básica em como proceder e melhor orientar seus alunos para que diminua os acontecimentos desse ato que prejudica o aprendizado das crianças. Visando a garantia dos direitos citados na ABNCC, em que a escola tem por função desenvolver e garantir a todos direitos de aprendizagem e campos de experiências. Abordando a história do Bullying, causas e consequências por ele gerados nas vítimas, a intervenção que se faz necessário por parte de professores diante desse acontecimento. Desta maneira torna se capaz e mais eficaz a ação contra a pratica desse comportamento que gera muitos malefícios que perduram por toda a vida. Desenvolvido através de pesquisas bibliográficas, com embasamento na Base Nacional Comum Curricular traz benefícios aos leitores e pesquisadores para melhor compreender a atuar contra a temática aqui abordada. Conclui se que o melhor a fazer é primeiramente estar ciente do que é o bullying como ele se manifesta e como atuar de maneira clara e contrapondo a esses atos, esclarecendo os malefícios e garantindo os direitos um aprendizado eficaz.</p>2023-02-17T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Pedagogiahttps://repositorio.unipora.edu.br/index.php/ped/catalog/book/51PSICOMOTRICIDADE NO ENSINO APRENDIZAGEM2022-12-13T00:01:23+00:00Fanny Amorim Santos Lourençofannya397@gmail.comDaniela Soaressoaresdaniela675@gmail.com<p>O presente artigo foi desenvolvido através de pesquisas bibliográficas, teóricas, qualitativas e exploratórias, dos principais autores do tema Le Boulch (1992), Fonseca (2012) e Barreto (2000), apresentando como objetivo proporcionar uma análise e reflexão sobre a legitimidade de se inserir na Educação Infantil a necessidade de trabalhar/estimular o desenvolvimento Psicomotor das crianças, por meio de atividades educativas de movimentos espontâneo-repetitivos e atitudes corporais das mesmas. Salienta-se que é de extrema relevância a inserção de atividades psicomotoras na sala de aula, com o enfoque de proporciona ruma imagem de seu corpo, espaço, noção de tempo, direita e esquerda, agregado para a formação de sua personalidade, além disso, é essencial que haja a capacitação dos professores, para que, ambos se sintam preparados para auxiliar as crianças e por meio do ensino proporcionar uma boa qualidade de vida para os alunos. E além de capacitação, é ideal que tenha inserção de novas atividades, que sejam diferentes, afim de sair da rotina.</p>2022-12-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Pedagogiahttps://repositorio.unipora.edu.br/index.php/ped/catalog/book/54O LÚDICO E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL 2022-12-13T00:13:16+00:00Luana Silva de Moura luanasdm2018@gmail.comDaniela Soaressoaresdaniela675@gmail.com<p>Em diferentes tempos e espaços, a ludicidade tem feito parte da história, se materializando por meio dos jogos, brinquedos e brincadeiras. Considerando que o contexto e a percepção sobre infância foram se modificando ao longo do tempo e o lúdico passou a ser inserido desde o início da escolarização da criança e antes mesmo disso, em suas vivências socioculturais é que o presente estudo se propôs a responder a seguinte questão: como o desenvolvimento infantil pode ser mediado pelo lúdico? Diante das hipóteses, o objetivo geral da pesquisa foi compreender a importância do lúdico em relação ao desenvolvimento infantil e à aprendizagem. Por sua vez, os objetivos específicos foram: descrever a historicidade do lúdico sob a perspectiva sociocultural; discorrer sobre o conceito de infância e sua transformação ao longo do tempo; analisar os pressupostos teóricos do desenvolvimento infantil; pontuar a relevância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem de crianças. Para a efetivação do trabalho, foi realizada pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, buscando nos referenciais dispostos por outros pesquisadores, o suporte teórico para o estudo sobre o lúdico. Dentre os autores que discorrem sobre o conceito de infância e criança, bem como os aspectos constitutivos do lúdico, cita-se Heywood (2014); Postman (2011); Rousseau (1999); Kramer (2016); Massa (2015); Lopes (2014). Dentre os resultados obtidos, observou-se que o lúdico é evidenciado enquanto meio capaz de proporcionar o desenvolvimento infantil sob os aspectos cognitivos, afetivos e sociais.</p> <p> </p>2022-12-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Pedagogiahttps://repositorio.unipora.edu.br/index.php/ped/catalog/book/52REFLEXOS DA HOMOFOBIA NO CONTEXTO ESCOLAR2022-12-13T00:05:33+00:00Aparecida Maria da Silva Fariafariaaparecida.silva@outlook.comDaniela Soaressoaresdaniela675@gmail.com<p>As questões referentes à homofobia são consideradas significativas e de grande importância, principalmente ao se considerar que são recorrentes as agressões e até mesmo crimes cometidos contra a população LGBT (L:Lésbicas, G:Gays, B:Bissexuais, T:Transgênero, Q:Quer, A:Assexual, +:Identidade de gênero, cis-heteromartivo. Considera-se que a homofobia seja uma violência que não se contém em um espaço apenas, mas de forma alarmante ocupa os espaços sociais, bem como os locais nos quais a diversidade deveria ser respeitada e difundida como ocorre nas escolas. Diante dessa realidade que ainda se impõe na contemporaneidade, o presente estudo tem como temática a homofobia e visa responder à seguinte questão: como a homofobia se reflete no contexto escolar? A hipótese é de que a escola reproduz e permite reproduzir o discurso sexista da heteronormatividade e isso faz com que a homofobia ganhe espaço. O objetivo central do estudo foi analisar a literatura que discorre sobre a homofobia, visando compreender como esta afeta o contexto escolar. Não obstante, os objetivos específicos foram: analisar o conceito de homofobia; pontuar a educação enquanto direito de todos; compreender os reflexos da homofobia no contexto escolar. Por meio da pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, o estudo foi realizado, tendo como base as pesquisas encontradas em sites como o Google Acadêmico, Scielo, PubMed e Lilacs. Dentre os autores utilizados, cita-se os estudos de Santos (2016), Maia (2019), Louro (2014; 2019), Lima (2015) e Costa (2018) que dentre outros, tratam da diversidade sexual, homofobia e seus reflexos no contexto escolar.</p>2022-12-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Pedagogiahttps://repositorio.unipora.edu.br/index.php/ped/catalog/book/50MATEMÁTICA LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL2022-12-12T23:52:38+00:00Ana Paula Pereira Fernandes Melo anapaulaafernandes35@gmail.comDaniela Soaressoaresdaniela675@gmail.com<p>O presente artigo foi desenvolvido através de pesquisas bibliográficas, exploratórias, teóricas e qualitativas, para isso, contribuições de diversos autores foram utilizadas , como Cunha (2001), Volpato (2002) e Dantas, Rais, Juy (2012), tendo como objetivo fazer uma análise e reflexão sobre a importância da matemática lúdica na educação infantil, enfatizando principalmente as contribuições encontradas nesse processo, enfatizando que o lúdico é uma ferramenta positiva no ensino da matemática, apresentando a importância de se trabalhar com atividades lúdicas, tanto para o professor quanto para o aluno, principalmente nos primeiros anos do ensino na educação infantil, o lúdico enriquece de maneira significativa o desenvolvimento intelectual e potencial de cada criança. Expor que através do lúdico inserido no ensino de matemática, irá trazer um resultado positivo com relação ao aprendizado das crianças, pelo brincar. Conceituar o termo Lúdico como sendo positivo daquilo que estimula através da fantasia, do divertimento ou da brincadeira, na visão de alguns autores reforçar esses conceitos mostrando o quanto o ato de brincar é importante para o desenvolvimento intelectual e cognitivo dos alunos ainda crianças, mas ainda citar alguns jogos que auxiliam no processo de alfabetização matemática, bem como suas contribuições nessa área do conhecimento matemático.</p>2022-12-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Pedagogiahttps://repositorio.unipora.edu.br/index.php/ped/catalog/book/53GRAFISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL2022-12-13T00:09:27+00:00Helienai Bueno de Souza helienaibueno498@gmail.comDaniela Soaressoaresdaniela675@gmail.com<p>O grafismo infantil é um tipo de linguagem que a criança utiliza para se comunicar e se expressar. Através dos rabiscos, das linhas, desenhos e tracejados, ela externaliza sua imaginação, seus pensamentos, desejos, angústias e sentimentos. Esse, é um comportamento natural das crianças, desde quando elas nascem, elas são capazes de fazê-los. O presente trabalho tem como objetivo principal compreender o emaranhado de significados por trás de um grafismo infantil na educação. Esse artigo tem como base principal de pesquisa a revisão bibliográfica, com a finalidade de aprofundar o conhecimento acerca do tema, foram utilizados autores como: Luquet (1969), Lowenfeld (1976), Leão, Paloma (2022); Teixeira (2007); Alves (2014). Na revisão bibliográfica foram abordados teorias e conceitos e sobre todo o processo de desenvolvimento do grafismo infantil, assim como as fases, o trabalho da equipe educacional, incluindo os pedagogos e professores, que são os profissionais que lidam diariamente com essa criança no ambiente escolar, onde, muitas vezes são esses profissionais que conseguem identificar possíveis situações que a criança está sendo submetida, envolvendo o seu contexto social, família e suas relações. Pelo fato da criança ser um indivíduo em construção, o seu grafismo carrega aspectos conscientes e inconscientes, por isso, a interpretação do grafismo infantil, por parte da equipe não será feita de maneira isolada, é preciso levar em consideração toda a integridade da criança.</p> <p> </p>2022-12-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Pedagogia