https://repositorio.unipora.edu.br/index.php/posdocen/issue/feedPós graduação lato sensu em Docência Universitária2025-05-20T12:00:47+00:00Beatriz Souza Martinsbiblioteca@unipora.edu.brOpen Monograph Press<p>Aqui se encontram reunidos os Trabalhos de Conclusão de Curso dos acadêmicos do curso de Pós graduação lato sensu em Docência Universitária, separados por ano de conclusão. </p>https://repositorio.unipora.edu.br/index.php/posdocen/catalog/book/536COMPETÊNCIAS DIGITAIS E BEM-ESTAR PSICOLÓGICO:2025-05-20T12:00:47+00:00Dhiego Alvesdhiegodam1@gmail.com<p>O presente trabalho tem como objetivo, identificar e mensurar a relação entre o domínio de ferramentas digitais básicas (Word, Excel, e-mail profissional) e os efeitos que o ambiente digital pode gerar na saúde mental dos estudantes universitários. Através de um questionário com perguntas fechadas e abertas, aplicado a uma amostragem diversificada, espera-se encontrar lacunas em competência computacional essenciais e problemáticas relativas à saúde mental dos mesmos estudantes, associado ao uso excessivo de redes sociais e dificuldade em equilibrar vida online e offline. Todavia a pesquisa aponta também a necessidade do mercado quanto a profissionais adaptáveis não apenas às demandas do mercado, mas também aos riscos psicossociais de um mundo cada vez mais digitalizado.</p>2025-06-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Pós graduação lato sensu em Docência Universitáriahttps://repositorio.unipora.edu.br/index.php/posdocen/catalog/book/534DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA ERA PÓS-PANDÊMICA:2025-05-14T19:03:22+00:00laryssa silva lopeslaryssalopes10@hotmail.comGabriela Sousa Cardosogabysousacardoso@gmail.com<p>A pandemia de COVID-19 levou ao fechamento das instituições de ensino e à adoção do ensino remoto, fazendo a Educação à Distância (EaD) uma alternativa vital para a continuidade do aprendizado. O objetivo deste estudo é analisar como a educação à distância, impulsionada pela pandemia de COVID-19, tem atuado como instrumento para a democratização do ensino<br />superior, ampliando o acesso e promovendo a inclusão de diferentes públicos. Este estudo é uma revisão bibliográfica, fundamentado na metodologia da Revisão Integrativa da Literatura (RIL), conforme delineado por DANTAS et al. (2021). A pesquisa ressalta a necessidade de inclusão digital e equidade na educação, destacando que a EaD pode oferecer oportunidades de<br />formação qualificada e contribuir para um sistema educacional mais acessível e igualitário.</p>2025-06-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Pós graduação lato sensu em Docência Universitáriahttps://repositorio.unipora.edu.br/index.php/posdocen/catalog/book/535DESAFIOS E ADAPTAÇÕES DO PROFISSIONAL DOCENTE NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA2025-05-14T20:16:06+00:00Patrícia Cândida de Araújopatricia087araujo@gmail.comArciane Cristina Pires Martinspatricia087araujo@gmail.com<p>A pandemia da COVID-19 impôs mudanças drásticas no cenário educacional, exigindo uma rápida adaptação dos docentes ao ensino remoto emergencial. Essa revisão bibliográfica da literatura trata-se de discutir sobre os desafios enfrentados pelos docentes diante do EAD na pandemia. A pandemia da COVID-19 trouxe mudanças significativas para o campo da educação, impulsionando a adoção do ensino remoto emergencial e evidenciando desafios e potencialidades da educação a distância (EAD). O ensino remoto emergencial e a educação a distância são conceitos distintos, embora tenham sido frequentemente confundidos durante a pandemia. Entender os desafios e oportunidades da EAD é essencial para aprimorar essa modalidade educacional continuamente. O sucesso desse modelo depende da capacidade das instituições em investir na formação docente, na inclusão digital e na criação de metodologias inovadoras que promovam um aprendizado significativo.</p>2025-06-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Pós graduação lato sensu em Docência Universitária